Ligue: (11) 3681-3397
Centro Automotivo TLopes
Qualidade e eficiência na manutenção do seu veículo

DICAS MANUTENÇÃO PREVENTIVA

FREIOS
Entre os principais problemas encontrados no sistema de freios está a trepidação e o ruído. A trepidação ocorre devido ao desgaste do disco do freio, que está com imperfeições que fazem com que a pinça tenha problemas ao entrar em contato com o disco, o que causa a trepidação. Já o ruído ocorre porque as pastilhas de freio estão gastas, com isso, o metal das pastilhas entra em contato com o metal do disco e isso faz com que o atrito dos metais cause barulho. Sendo assim, para arrumar a trepidação ao frear é preciso trocar o disco de freio e trocar as pastilhas quando o carro estiver fazendo barulho ao frear.
Quando baixa o nível do óleo, é preciso ficar atento às pastilhas, pois isso é um sinal de que elas devem estar desgastadas. Para evitar isso, é preciso verificar se não há vazamentos nos cilindros de freio das rodas traseiras.
ALINHAMENTO E CALIBRAGEM PNEUS
Os pneus são vitais para a “saúde” do veículo, pois, além de ser a peça que permite a locomoção do carro, também traz segurança e conforto ao motorista e passageiro. Sempre fique atento à calibragem do veículo e verifique a pressão dos pneus ao menos duas vezes por mês, ajustando sempre que for o necessário. Também realize o alinhamento e balanceamento, fundamentais para evitar desgastes e manter a estabilidade do carro.
É recomendada a realização desses dois itens a cada 10 mil quilômetros rodados. Com essas revisões em dia, é possível economizar até 10% do combustível. Outro ponto importante da manutenção preventiva de carros é o rodízio dos pneus. O rodízio é a troca dos componentes de eixo com o objetivo de equilibrar o desgaste entre os quatro pneus.
RODAS & SUSPENSÃO
Tanto buracos quanto imperfeições nas estradas acabam deslocando os pontos de fixação do ponto original no sistema de suspensão. Isso faz com que o veículo perca todo seu conforto e dirigibilidade. Quando os pneus estão muito desgastados ou depois deles sofrerem impactos fortes com buracos, pedras ou guias, deve-se fazer a revisão do sistema de suspensão, que inclui a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bieletas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.



A manutenção preventiva é a forma mais econômica de manter o carro em bom estado. Um automóvel que não está com o motor regulado e com peças desgastadas consome mais combustível e perde desempenho.
TROCA DE ÓLEO
Outro item importantíssimo na manutenção preventiva de carros é a troca de óleo. Ele é responsável pela lubrificação das peças, garantindo que elas funcionem perfeitamente. É importante que o óleo lubrificante e o filtro de óleo sejam trocados de acordo com as especificações da montadora. Isso varia entre 10 mil quilômetros rodados ou seis meses de uso do carro. Fique atento e verifique constantemente o nível de óleo, evitando problemas no seu automóvel.


CORREIAS DO MOTOR
Existem diversas correias no motor com funções e “prazos de validade” diferentes. A mais conhecida delas é a correia dentada.
Se ela vier a arrebentar, o carro simplesmente para e, se arrebentar com o motor funcionando, pode acabar estragando mais peças.
Recomenda-se seguir o prazo do manual de cada veículo e trocar as correias conforme orientações do fabricante.

RADIADOR
Imagine a seguinte cena: você está dirigindo seu carro quando, de repente, começa a sair fumaça do seu motor.
Isso significa que está acabando a água do seu radiador e, consequentemente, danificando o sistema de arrefecimento do seu veículo, o que pode gerar um problema muito maior: a fundição do motor do carro.
Para não ocorrer isso, é necessário verificar os níveis de água do radiador.
Para fazer, o motor deve estar frio.
O recomendado é que seja antes de ligar seu carro.
Mas como fazer?
Verifique o nível de água e, caso esteja abaixo do mínimo, acrescente água no tanque do radiador.
Também existem outros problemas correlacionados, como a tampa do tanquinho mal fechada ou até mesmo a bomba d’água com vazamentos.